sexta-feira, 22 de abril de 2011

Crônica de Cecília Meireles "Imagem"

Nesta semana li com meus alunos a crônica da Cecília Meireles " Imagem", o texto narra a história de uma mulher que se depara com um gatinho  abandonado, doente a procura de um dono.  Nessa narrativa maravilhosa, Cecília compartilha com o leitor  a batalha que trava consigo mesma diante da situação imposta por aquele pequeno ser  tão frágil, tão  necessitado de seu amparo e  ela vacila e acaba perdendo a oportunidade de ter feito a diferença na frágil vida do animalzinho sofredor. A leitura desta crônica me fez pensar nas oportunidades que a vida nos oferece de sermos realmente úteis e fazer a diferença na vida de alguém, seja animal ou gente e nós desperdiçamos e pouco importa os nossos motivos, o que realmente importa é que cada vez mais estamos nos importando  menos com  os outros, estamos nos tornando humanos desumanos!

2 comentários:

  1. Essa crônica é mesmo muito linda, muito sensível em cada detalhe. É impossível não se sentir cativado pelo gato, e pela grande pessoa que foi e é, por meio dos seus textos, Cecília Meireles.
    Também fiquei pensando: às vezes somos nós a Senhora que desce a montanha, e por milhões de motivos, até mesmo muito convincentes, deixamos nossos atos no ar, só na vontade, no pensamento de ato, e não no ato propriamente feito. Outras vezes, porém, nós somos o gato preto, feio, sujo, maltratado... Quantas vezes nós não olhamos com "olhos dissolvidos" para Deus, para o mundo, ou para a humanidade, esperando alguma resposta, algum conselho, um aperto de mão. E continuamos a acompanhar aquele fiozinho líquido de esperança que por algum motivo nos apareceu, e fazemos isso ora aos saltos, ora aos tropeços pela lembrança das nossas próprias feridas.
    Imagino que nós devêssemos lembrar desses dois personagens sempre em todos os momentos das nossas vidas, seja qualquer a situação em que nós nos encontrarmos. Qual a voz que nós estamos ouvindo? Qual espírito que nos fala?

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu gostaria de saber em que obra da autora encontro o conto "Imagem".
    Obrigada,
    Juliana

    ResponderExcluir